top of page

I Fórum Comunitário do Coletivo MOVEM



O Coletivo MOVEM no dia 13 de dezembro promoveu o I Fórum Comunitário do seu Projeto de Intervenção Socioambiental – PIS, realizado na Colônia dos pescadores Z-3 em Macaé. O Evento abordou a temática “Direitos Trabalhistas”, na qual contou com a presença dos representantes da Previdência Social da agência de Rio das Ostras, Sra. Bani Azevedo de Sá e da agência de Macaé, Sr. Luiz Paulo Rocha e o Presidente da Colônia de Pescadores Z-3 Sr. Marcelo Pereira.


A temática abordada surgiu do encaminhamento da Exposição Fotográfica realizada em agosto de 2016 em Macaé, e se destacou como um dos principais problemas enfrentados pelos pescadores artesanais, sobretudo, no acesso aos seus direitos como Segurado Especial.


No evento foi distribuído o Boletim informativo e folders produzidos pelo Coletivo MOVEM, além de adesivos com informações e telefones úteis, para ser colados nas cabines dos barcos. Ao final houve a apresentação de dois vídeos informativos, sendo o primeiro com a temática “Saúde do Pescador” e o segundo “Valorização da Pesca artesanal”.

O Fórum desencadeou no seguinte encaminhamento: Produção de um documento que solicite a agilidade do processo de agendamento, que por sua vez, atualmente, ultrapassa o seguro defeso.

Cabe ressaltar que esse encaminhamento será enviado a instituições e órgãos competentes.




bottom of page